DICAS SOBRE DOR NO OMBRO, O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER PARA EVITAR ISSO
- Dor Aguda: A dor aguda ocorre geralmente após uma lesão, como uma queda. O paciente pode lembrar o momento exato início e ela dura algumas semanas. Já a dor crônica tem um início a traumático e piora progressivamente.
- Dor Crônica: É mais comum do que a dor a dor aguda. Problemas no manguito rotador - conjunto de músculos e tendões que estabilizam no ombro - são as principais causas. A patologia pode ser fruto de inflamação, bursite, tendinite, invasão do nervo supraescapular, entre outros. A pessoa com essa lesão sente dore quando o braço é levantado ou estendido para a lateral do corpo. Movimentos como aqueles que fazemos para vestir uma blusa ou camiseta também podem ser doloroso. Há ainda o ombro congelado, apelido para a capsulite adesiva, o movimento do ombro se torna restrito. É causada frequentemente por uma lesão. Devido à dor, a pessoa fica impedida de fazer uso do ombro. Mas a progressão de doenças reumáticas, diabetes e cirurgia no ombro também podem causar ombro congelado, completam a lista a artrose, a artrite reumatoide. Elas provocam tanto a dor quanto o inchaço na articulação.
- TRATAMENTO: Além do uso de anti-inflamatórios e analgésicos, é indicado recorrer à fórmula RICE pra dore agudas. A sigla em inglês significa descanso, imobilização, gelo e elevação (tipoia). Para as dores crônicas recomenda-se a medicação de analgésica e anti-inflamatória, antiartrítica, fisioterapia, acupuntura e em alguns casos mais avançados, a cirurgia.
- GERENCIANDO A DOR EM CASA:
EXERCITE-SE: Um exercício simples para fortalecer a musculatura do ombro pode ser feito com uma toalha, ao sair do banho. Segure as pontas da toalha, uma em cada mão, para esticá-la. Passe a toalha nas costas, variando as posições dos braços até enxugar todas as partes das costas. (vale para a dor crônica).
DE OLHO NA POSTURA: A postura influencia pouco nas causas de dores no ombro, mas mesmo assim merecem atenção. Entre elas, estão os movimentos repetitivos nas tarefas do trabalho ou na prática esportiva. Sustentar um peso no alto pelo braço pode levar a problema no manguito rotador. Evite carregar bolsas pesadas diariamente.
COMA MAIS PEIXES: A ingestão de ômega 3 proporciona melhoras no caso da artrite reumatoide. Preconiza-se a ingestão de aproximadamente 11 gramas do nutriente por semana. Isso equivaleria a 1 porção de sardinha a cada dois dias, combinada a 1 colher (sopa) rasa de linhaça diária e um punhado (20 g) de nozes por semana.
O QUE NÃO FAZER
- Não controlar a glicemia: aproximadamente metade dos casos de ombro congelado (capsulite adesiva) ocorre em pacientes diabéticos.
- Evite fazer atividades com o braço levantado, como trocar cortinas ou lâmpadas.
- O mesmo vale para esportes como tênis, basquete e vôlei.
- Na hora de dormir, repousar a cabeça sobre os braços dobrados comprime tendões musculares a pode levar à dor.
Abraços.
(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem suas idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário