sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pare de Fumar agora e Fique em Forma Sempre

Quando se para de fumar, os benefícios para a saúde são maiores do que os quilos que podem aparecer na balança.
A boa notícia é que é possível controlar o peso, a estratégia demanda tempo e esforço, mas os resultados compensam e muito!

Se você quer parar de fumar, mas tem medo de engordar, saiba que o primeiro passo requer apenas uma tomada de decisão. O mais difícil é encontrar uma motivação capaz de mantê-la nessa empreitada. O tabaco mata mais que a metade de seus usuários, e é fator de risco para seis das oito maiores causas de morte em todo o planeta. O consumo pausado ou continuado do fumo tem como consequência mudanças importantes no sistema orgânico, o resultado imediato é o desequilíbrio de importantes funções.
Em primeiro lugar há o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, assim como a contração das veias, redução da visão e desidratação da pele, seguem-se as dores nas costas, problemas na coluna ou hérnia de disco, queixas comuns entre fumantes, sem contar o câncer, provocado principalmente pelo alcatrão.

NICOTINA E METABOLISMO
A verdade é que essa substância é capaz de acelerar os padrões metabólicos, e o metabolismo é responsável pelo modo como o organismo transforma calorias em energia. Numa situação natural, é ele quem permite o perfeito funcionamento dos sistemas cardíaco, cerebral e hepático. Depois de fumar 1 cigarro, o metabolismo acelera, o coração passa a ter de 10 a 20 batidas a mais por minuto, e essa é uma das razões pelas quais há um alto índice de doenças cardíacas entre fumantes.
Cada humano deve receber uma quantidade de energia diária, e a necessidade de calorias que o corpo necessita para funcionar, respirar, digerir, obter substância celular sem grandes atividades físicas, ou seja, para viver.
A nicotina interage com essa taxa metabólica, superando as barreiras hematoencefálicas, fisiológicas entre o sistema nervoso central e o sistema circulatório, e alcança as células cerebrais. Ela ainda atua sobre o córtex adrenal e seus hormônios. O resultado é o aumento daquela taxa: o corpo queima diariamente entre 100 a 200 calorias a mais. Esse efeito se intensifica entre os fumantes que consomem mais de um maço.

AS OITO LEIS PARA FICAR EM FORMA

1- Consuma muita proteína magra, carboidratos complexos, gordura boa e vinho.
Fique de olho nos alimentos proteicos e a quantidade de gorduras neles contidas. Prefira as magras (carne e peixe), e tire proveito das leguminosas, produtos integrais, cogumelo e batata. Evite os carboidratos rápidos como açúcar e a farinha de trigo, pois são transformados imediatamente em gorduras. Substitua-os por pão, massa e arroz integral. Vinhos secos e espumantes estimulam a circulação sanguínea e, com isso, o metabolismo. Além disso, possuem polifenóis, que atuam como antioxidantes.

2- Faça três refeições diárias.
Manter uma dieta diária diversificada, com horários certos, evita devorar qualquer bobagem em um ataque desesperado de fome.

3- Não belisque.
Você será tentado a comer algo para substituir a vontade de fumar. Se se sentir ansioso por segurar algo entre os dedos, lance mão de legumes cortados em tirinhas. Você pode comê-los em qualquer quantidade, sem limites.

4- Beba muito líquido.
A nicotina é hidrossolúvel e, portanto, a água é um componente indispensável e deve ser consumida em grande quantidade. Quem fumou provavelmente gosta muito de café. Substitua essa bebida por algum chá natural que ajude a desintoxicar o fígado.

5- Seja tão natural quanto possível ao cozinhar.
Simples e bonito. Esse deve ser o lema dos seus hábitos de cozinhar e comer. Prefira alimentos naturais e que possuam elevada quantidade de água. Alimentos crus, saladas e sopas também são ricos em líquido.

6- Exercite-se diariamente.
Exercícios não só queimam calorias como estimulam o metabolismo, além de diminuírem seu apetite.

7- Durma o suficiente.
Sete a nove horas, pelo menos, é o quanto um bom sono deve durar. Se tiver insônia por causa do excesso de trabalho, por exemplo, procure colocar em prática técnicas de relaxamento.

8- Recompense-se.
O dinheiro gasto com os cigarros deve ser juntado em um cofrinho. O objetivo é usá-lo para pagar massagens, cinema, passeios, etc.


O RELÓGIO DA SAÚDE DE QUEM PARA DE FUMAR

Depois de 20 minutos: a pressão sanguínea e o pulso diminuem para o volume habitual e a temperatura das mãos e pés também voltam ao normal.

Depois de 8 horas: após esse período, o nível de oxigênio no sangue tende a voltar ao limite da normalidade.

Depois de 48 horas: as terminações nervosas começam a se regenerar, os receptores de olfato e paladar têm maior possibilidade de trabalhar com mais intensidade.

Depois de 2 semanas a 3 meses: a circulação sanguínea se estabiliza, e atividades como caminhar tornam-se mais fácies. A função pulmonar melhora em até 30%.

Depois de 9 meses: os ataques de tosse e a dificuldade respiratória diminuem. A constipação dos seios da face retrocedem. O tecido epitelial do pulmão é reconstituído, o que permite limpeza total dos pulmões. O sistema imunológico se recupera e o corpo passa a contar com mais reservas de energia ao organismo.

Depois de 5 anos: o risco de câncer de pulmão é reduzido em cerca de 50%, o de enfarte chega ao nível de um não fumante e o câncer na boca, traqueia e esôfago diminui 50%.

Depois de 10 anos: o risco de câncer de pulmão é igual ao de uma pessoa que não é fumante; células pré-cancerígenas são expelidas e substituídas naturalmente.

Abraços à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário