quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cistite

A CISTITE, OU INFECÇÃO URINÁRIA ACOMETE MAIS MULHERES DO QUE HOMENS


Mulheres consideradas saudáveis podem ter quadros de cistite até duas vezes por ano e apresentar esses sintomas pode ser sinal de problemas.

1- O QUE É?
Trata-se de uma inflamação na bexiga que está relacionada à presença de micro-organismos, como as bactérias. Apesar disso, não é contagiosa nem sexualmente transmissível. Mais comum em mulheres, elas podem ter cistite até duas vezes ao ano sem que existem outros casos mais raros, como a química (devido ao uso determinadas drogas) e a autoimune. Ambas exigem mais cuidados e um tratamento específico.

2- SINTOMAS
Os principais são aumento de frequência urinária, diminuição da quantidade de urina e um incômodo ou ardor ao urinar. Eventualmente, podem surgir sangramentos, febres e calafrios. Por causa do desconforto e mal-estar envolvidos, essa doença acaba comprometendo a qualidade de vida do portador.

3- DIAGNÓSTICO
Ele é feito por meio de exame de urina, o qual detectará se há uma inflamação juntamente com a observação do conjunto de sintomas que o paciente relatará ao médico. Nos casos mais complexos, é necessário fazer a cultura de urina. Já que este é o único exame que realmente identificará o tipo de bactéria que causa a enfermidade, que normalmente é recorrente.

4- PREVENÇÃO
Para impedir o aparecimento da cistite, ou o retorno dela ao seu corpo, a forma mais eficaz de se prevenir é aumentar a frequência urinária durante o dia. Sendo assim, ingira bastante líquido e procure não deixar a bexiga extremamente cheia antes de ir ao banheiro.

5- TRATAMENTO
Feito pela administração de antibióticos via oral, no período de três a sete dias, pode mudar se o caso por crônico ou recorrente. Nessas situações, a doença será tratada de acordo com o tipo apresentado e pode ser necessário o uso de medicações específicas por até seis meses.
Ainda existe outro tratamento similar à vacina, no qual um fragmento da membrana celular da bactéria será inserido no corpo do paciente e estimulará o seu sistema imunológico a combatê-la.


Fiquem atentos aos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário