quinta-feira, 30 de maio de 2013

Energia Garantida

ALGUNS ALIMENTOS CONSUMIDOS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES AJUDAM A DAR MAIS PIQUE AO DIA A DIA


O que acontece se ligarmos um aparelho elétrico de voltagem 220 em uma tomada 110?
Nada. Com menos energia do que precisa, ele não funciona ou, no máximo, faz um trabalho malfeito. O contrário também não dá certo. Ligar um aparelho 110 em uma tomada 220 faz com que ele queime.

Com o nosso corpo as coisas acontecem da mesma forma. Se você der um alimento que fornece menos energia do que ele precisa, não vai funcionar direito. Já um alimento hipocalórico, de difícil digestão, provoca sonolência e corpo pesado. Então, a combinação tem de ser perfeita.

PARA ACORDAR: Carboidratos complexos, ou seja, integrais.
PORQUE: os carboidratos são os principais representantes dos alimentos energéticos, podendo representar 60% da ingestão de calorias diárias dentro de uma dieta equilibrada.
Carboidratos integrais têm fibras que fazem que a digestão e absorção de nutrientes seja mais lenta do que quando consumimos açúcar ou farinha refinada. Assim, a energia é liberada lentamente e fica disponível ao organismo por um período maior. Mas as fibras só funcionam se houver bastante líquido para solubilizá-las. Do contrário, viram um tijolo. Portanto vale completar o desjejum com um suco, melhor ainda se ele próprio também contiver fibras.

ESCOLHAS CERTAS
Pães, biscoitos e torradas integrais, além de cereais integrais como aveia e granola. O suco pode ser feito com folha de couve, maçã com casca e abacaxi. Bater tudo com água no liquidificador e coe em uma peneira grossa para que as fibras permaneçam.

PARA PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA: Carboidratos integrais e alimentos termogênicos.
PORQUE: os alimentos termogênicos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, dando mais pique e acelerando o metabolismo, e queimando mais calorias e gorduras. Os carboidratos garantem liberação lenta de energia durante a atividade.

ESCOLHAS CERTAS
Entre os termogênicos pode-se citar a canela, o gengibre, a pimenta vermelha e o chá-verde. Uma dica é polvilhar canela no café e nas frutas. Como fonte de carboidrato, consuma frutas frescas e secas, pão e biscoitos integrais. Os alimentos que previnem as cãibras também são indicadas, embora não se relacionem diretamente à produção de energia: banana, melão, tomate, laranja e espinafre. Lembre-se de fazer apenas um lanche, cerca de 30 minutos antes da atividade. Refeições pesadas podem causar mal-estar e dores de estômago, diminuindo muito o pique.

PARA FAZER UMA PROVA: Ácidos graxos essenciais como os ômegas 3 e 6.
PORQUE: essas gorduras auxiliam o raciocínio, já que estão envolvidas na produção de energia e no transporte de oxigênio. Além disso, são boas fontes de cromo, mineral que atua facilitando a ação da insulina e, consequentemente, da concentração.

ESCOLHAS CERTAS
Banana, nozes, castanha-do-brasil. Mas é importante, antes da prova, fazer uma refeição leve para não ficar com fome. Essa refeição deve ser rica em carboidratos complexos e também ter um pouco de proteínas de fácil digestão.

PARA ESPANTAR A PREGUIÇA: Proteínas de fácil digestão.
PORQUE: as proteínas são nutrientes construtores que ajudam a formar as estruturas com as quais nosso corpo é montado, as células. Na mesa do almoço a estratégia é dar preferência às que sejam de fácil digestão. São elas que o livrarão daquela sensação de moleza e cansaço.

ESCOLHAS CERTAS
Carnes brancas como frango e peixes, principalmente atum e sardinha. Esses peixes têm em sua carne a coenzima Q10, que ajuda as células a produzirem mais energia ainda. A chia uma semente mexicana, também pode ser acrescentada ao cardápio por ser rica em proteínas e em ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 6. Como pode ser consumida na forma de óleo, farinha ou grão inteiro, permite uma série de combinações, como tempero e complemento de uma salada. Beber café também melhora a disposição. Se preferir substitua o café por outra fonte de cafeína, como o chá.


Estar com o peso ideal, alimentação correta, garante Energia garantida.


Para saber mais, acessem AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário