quarta-feira, 17 de abril de 2013

12 Sintomas de Câncer

FIQUEM ATENTOS A ESSES SINTOMAS, IDENTIFICÁ-LOS A TEMPO PODE BARRAR A EVOLUÇÃO DA DOENÇA


Mudanças no organismo podem ser um alerta para o desenvolvimento de tumores. Vale lembrar que os cânceres que mais matam mulheres em todo mundo, são o de mama e colo de útero, os primeiros sinais costumam aparecer quando a doença já está em estado avançado, porém quando o  assunto é câncer vale para todos o olhar cuidadoso para os primeiros sinais da doença. Conheça algumas delas!

1. SANGUE NA URINA
Esse sintoma é o mais frequente em mulheres com infecção urinária, ou que tenha sofrido algum trauma na região abdominal. Nos tumores ginecológicos podem acontecer do tumor crescer, comprimir e lesionar os tecidos próximos ao útero. Já nos tumores urinários, como bexiga e rins, o tumor pode crescer e lesionar tanto tecidos próximos quanto à uretra, o que provoca sangramento, nesse caso procure com urgência um genecologista ou urologista.

2. CANSAÇO
A fadiga é um sintoma específico e pode estar relacionado a muitas doenças de gravidade variadas. No câncer o cansaço costuma aparecer quando a doença está em estado avançado, a fadiga também está relacionada a inicio de leucemia, câncer de cólon ou estômago.

3. MUDANÇAS NAS MAMAS
É o sintoma alerta de câncer de mama, mas outras doenças podem se manifestar com mastite, fibromas e cistos. Pode ocorrer ainda vermelhidão e ulceração de pele, além dos sintomas locais, o câncer pode ter manifestação sistêmica, como inchaço em gânglios axilares, no pescoço, dor óssea e emagrecimento.

4. TOSSE COM SANGUE
É um sintoma típico de tuberculose,mas também pode significar câncer numa área específica do pulmão, o tumor na luz do brônquio provoca atrito e machuca levando ao sangue.

5. DIFICULDADE DE ENGOLIR
Esse problema pode ser indício de câncer de esôfago, órgão muscular que fica entre a boca e o estômago, inicialmente se manifesta com dificuldade de engolir alimentos sólidos, depois os pastosos até evoluir para líquidos. Fiquem atentos.

6. PLACAS NA BOCA
Aftas que não saram ou placas esbranquiçadas ao longo da boca devem ser investigadas por um dentista, elas são indícios de câncer de boca ou de leucoplaquia que pode caminhar para a doença, outro sintoma que vem acompanhada é ínguas no pescoço.

7. GASES
O aumento na produção de gases também é sintoma de câncer no estômago ou fígado, vesícula e pâncreas, se o sintoma é diferente do que ocorre normalmente como perda de apetite e emagrecimento, pode ser câncer, procure um médico.

8.DOR
A dor é um sinal de que algo não vai bem como o organismo, inúmeras são as doenças relacionadas a dores, portanto fique atenta no local da dor e se ela persiste, se isso ocorrer procure um médico.

9. ALTERAÇÕES NA PELE
Se houver alterações na pele e ela durar por algumas semanas, podem ser indício de câncer de pele, praticamente todos os tumores sólidos podem progredir e apresentar manifestação na pele, mas não é comum.

10. ALARGAMENTO DOS LINFONODOS
Os linfonodos são pequenos órgãos que existem em toda a rede linfática, como pescoço, axilas e na região acima das clavículas. Essa manifestação é frequente em tumores de mama, de cabeça e pescoço, de intestino ou estômago, colo de útero, em leucemias e linfomas.

11. FEBRE
É um sintoma de inúmeras doenças, raramente malignas, e está presente em casos de leucemia, linfomas e tumores sólidos com metástases no fígado, a febre vem acompanhada de sudorese profusa e perda de peso, se a febre persistir procure ajuda médica.

12. SANGUE NAS FEZES
Fissuras anais e hemorroidas causam o problema, que também é sintoma de câncer de estômago, cólon e reto, o crescimento do tumor provoca o sangramento, fica uma espécie de ferida que pode ter contato com as fezes, ocasionando um quadro infecioso.

Há lesões que acompanham o câncer, mas não são propriamente a doença. São as chamadas síndromes paraneoplásicas: manifestação como um vermelhidão na pele, processos inflamatórios, até uma ulceração ou edemas.

Procurar um clínico geral é o primeiro passo para descobrir o que está ocorrendo, caso a dor seja localizada procure ajuda específica.
Portanto fiquem de olho nas mudanças de seu organismo que podem ser sinal da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário