sábado, 20 de julho de 2013

Sonambulismo

ATENÇÃO AOS SINAIS DESTE TRANSTORNO DO SONO PARA AJUDAR A PESSOA A RETORNAR PARA O SEU LEITO EM SEGURANÇA


emagrecer é vitória

O sonambulismo é um estado alterado de consciência caracterizado por comportamentos estranhos, como sentar-se, caminhar e até executar atos mais complexos que fazem parte de seu dia-a-dia, sem o conhecimento da pessoa.

Apesar de ela manter os olhos abertos, não representa sinais de consciência. Esse comportamento é comum entre crianças, raro entre adolescentes e incomum entre adultos.


MAS ATENÇÃO!
O quadro pode apresentar eventuais consequências graves. A primeira atitude, depois do diagnóstico correto e tratamento adequado, é garantir a segurança para que a pessoa sonâmbula não venha a se ferir durante as crises. O tratamento se faz por meio de antidepressivo e ansiolítico, ou ainda um indutor de sono não benzodiazepínico com efeito de curta duração.

O sonâmbulo não pode ser acordado bruscamente?
Isso é um mito! Se for necessário, você pode despertá-lo. Não há nenhum perigo de "morrer de susto" ao sair de uma crise de sonambulismo, como se acredita popularmente. O indivíduo estará acordando normalmente.


Como Proceder No Apoio à Pessoa Sonâmbula.

1- Faça você mesmo o diagnóstico inicial: veja se ela se movimenta ou executa atos desde os mais simples aos mais complexos enquanto dorme.

2- Tente protegê-la contra qualquer risco de acidente.

3- Procure delicadamente reconduzi-la ao leito, já que ela não tem conhecimento do ambiente a sua volta. Na verdade, ele está dormindo em movimento.

4- Se a pessoa acordar quando em movimento, poderá assustar-se. Tranquilize-a com palavras firmes de apoio. Só conte o que houve, se ela pedir uma explicação. Prossiga reconduzindo-a ao leito.

5- No dia seguinte, procure ajuda médica e relate o que aconteceu.


CURIOSIDADE!
Alguns especialistas costumam classificar o sonambulismo como "equivalente epiléptico" por se tratar de manifestações organopsíquicas menores. Mas, se o caso for considerado uma doença neuropsiquiátrica, o que é compreendido como um conceito ainda questionável e não um transtorno do sono, aquela pessoa que cometer algum ato ilícito durante o quadro de sonambulismo não pode ser considerada responsável por isso.



Abraços à todos.


(Grupo de discussão: Deixem seus comentários, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário