terça-feira, 23 de julho de 2013

Hipertensão Arterial Pulmonar

Estima-se que no Brasil existam cerca de 3 mil pacientes com essa enfermidade. Se não receberem tratamento adequado, a sobrevida será de apenas 2,8 anos após o diagnóstico.


emagrecer é vitória
Na HAP, ocorre um aumento da pressão nas artérias pulmonares, que levam o sangue pobre em oxigênio do lado direito do coração para os pulmões. É ali que o dióxido de carbono é removido e substituído por oxigênio.

Com o aumento da pressão, há uma dificuldade na passagem do fluído pelas artérias e o coração é obrigado a fazer cada vez mais força para bombear o sangue.




1- O que é?
É o aumento da pressão nos vasos que levam o sangue até o pulmão. Em pessoas saudáveis, essa pressão é baixa para permitir a acomodação do sangue nos pulmões e realizar a troca gasosa. A hipertensão arterial pulmonar (HAP) pode ser causada por doenças reumáticas (como artrite), cardiopatia congênita, infecção pelo vírus HIV, anemia falciforme, fatores genéticos, esquistossomose, pelo uso de inibidores de apetite ou pode não ter uma causa definida (idiopática).


2- Diagnóstico.
O paciente, em primeiro lugar, realizará radiografia de tórax e eletrocardiograma. Esses exames geralmente mostram alterações sugestivas da presença de HAP. Mas é o ecocardiograma que pode apontar modificações mais significativas da doença, orientando o médico a seguir na investigação para excluir outras possíveis causas de aumento da pressão nos pulmões e definir o diagnóstico, a gravidade e a orientação do tratamento. Alguns pacientes também precisam realizar o cateterismo do lado direito do coração.


3- Sintomas.
Entre os mais comuns estão cansaço, falta de ar, tonturas e até desmaio. A grande dificuldade no diagnóstico da HAP é pelo fato de esses sintomas serem inespecíficos, isto é, estão presentes em várias outras doenças, sejam pulmonares ou cardíacas. Mesmo em países desenvolvidos, o diagnóstico correto só é alcançado entre 18 e 24 meses após o início dos sinais.


4- Tratamento.
Além de medidas preventivas como vacinação contra a gripe e pneumonia, recomenda-se o uso de anticoagulantes orais (para evitar a formação de trombos), e medicações que atuam na circulação pulmonar, levando à dilatação dos vasos e à diminuição da proliferação das células endoteliais presentes nos vasos.


5- Formas de evitar o contágio.
As medicações atuam em três vias (endotelina, óxido nítrico e prostaglandina), que levarão a dilatação dos vasos. Existem quatro medicações aprovadas pela Anvisa: Sildenafila e tadalafila (óxido nítrico), bosentana e ambrisentana (endotelina). A iloprosta (prostaglandina) é uma nova droga inalatória, vasodilatadora.
Não há cura para a HAP, mas esses medicamentos podem ampliar a sobrevida do paciente.


Abraços à todos.


(Grupo de discussão: Deixem seus comentários, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário