quinta-feira, 13 de junho de 2013

Você, livre da Ansiedade

A CORRERIA DO DIA A DIA É UM CONVITE AO TRANSTORNO, QUE AINDA PODE LEVAR A PROBLEMAS ALIMENTARES E INSÔNIA. MAS É POSSÍVEL SE AFASTAR DESTE MAL INVESTINDO EM ATIVIDADES FÍSICAS CERTAS E ALIMENTOS ESPECIAIS.


Quando tensão, nervosismo, irritação e preocupação excessiva pintam na área: você pode estar diante de um quadro de ansiedade.
A ansiedade é um transtorno psiquiátrico muito comum, que pode vir acompanhada de sintomas físicos, tais como taquicardia, dormência, insônia e, claro alterações no hábito alimentar.

AFINAL, DE QUEM É A CULPA?
É provável que fatores genéticos ainda pouco conhecidos influenciem na ansiedade, mas o ambiente ainda conta pontos para o desenvolvimento do problema. Por esse motivo, é importante se blindar contra sentimentos negativos típicos dessa condição e que são provocados pelo estresse cotidiano. 
As principais ferramentas para controlar a ansiedade que incluem uma alimentação balanceada, atividade física regular, atividade social e intelectual.

AÇÃO HORMONAL
O motivo de a alimentação ser tão importante é que ela fornece o aminoácido triptofano, que participa da produção da serotonina. Como é sabido, este neurotransmissor é conhecido por seu poder de acalmar e trazer bem-estar.
Esse efeito é também semelhante ao que ocorre com outra substância importante nesse processo: a endorfina. Ela é liberada na circulação pela prática de atividades físicas.


COMO PARA FICAR MAIS CALMO:

ACEROLA: é rica em vitamina C, que ajuda baixar o cortisol. Este hormônio é secretado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à tensão.

MACARRÃO INTEGRAL: rico em fibras, esse carboidrato complexo mantém os níveis de glicose (açúcar) no organismo e mantém a energia cerebral.

LEITE: é rico em aminoácido triptofano. Outras fontes da substância são aveia, pêssego, banana e sementes de abóbora.

CEREAIS INTEGRAIS: são ricos em vitaminas de complexo B. Elas favorecem a transformação do triptofano na poderosa serotonina.

MARACUJÁ: a fruta é conhecida por conter passiflorina, substância de ação calmante.


A AJUDA DA AROMATERAPIA PARA RELAXAR
O olfato também controla os níveis de ansiedade. Há a ansiedade-traço e a ansiedade-estado. 
A primeira é aquela que temos sempre, como uma tendência a ser mais ou menos ansioso. Já a ansiedade-estado é o quão ansioso o indivíduo está neste exato momento. Os óleos essenciais influenciam em ambas, mas atuam efetivamente na ansiedade-estado. Isso significa que podem ser usados tanto para prevenir a ansiedade quanto para remediá-la. Óleos conhecidos como calmantes, óleos essenciais de lavanda, laranja-azeda, ylang-ylang e cedro. Cuidado na hora do uso, o ideal é sempre entre duas a quatros gotas por dia.


FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
QUAIS: Subida e descida, alongamento com bola, abdominal na bola, agachamento com bola, caminhada, perdigueiro no chão, remada fechada com três apoios, entre outros.

Abraços.





(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem comigo seus pensamentos, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário