sexta-feira, 14 de junho de 2013

Não parecem Doenças... mas São!

ESTÍMULOS EXTERNOS, LESÕES CEREBRAIS E ATÉ A GENÉTICA PODEM RESULTAR NA MANIFESTAÇÃO DE SÍNDROME CURIOSAS, CUJOS SINTOMAS SÃO FACILMENTE CONFUNDIDOS COM EXCENTRICIDADES.


Há uma série de condições que decorrem de estímulos externos considerados incomuns. A maioria delas é de caráter psicossomático.

Conheça algumas delas, e saiba como identificar suas características e as possíveis formas de tratamento.


SÍNDROME DE GOURMAND
Os portadores dessa síndrome possuem o hábito compulsivo de consumir alimentos considerados finos, além de uma preocupação excessiva com o preparo da comida - mesmo que isso os comprometa financeiramente. No entanto, o problema está longe de ser uma excentricidade dos pacientes. Dos 36 casos estudados pelo médico, 34 apresentaram indícios de lesão (geralmente originada por uma batida), no hemisfério direito do cérebro.  Outro estudo suíço dessa vez, analisou o caso de um garoto de 10 anos que apresentava sinais de Gourmand, o fato de o menino ser epilético por conta de uma lesão hemorrágica no lado direito do cérebro reforçou a descoberta de Landis, bem como a idéia de que essa porção cerebral está relacionada aos transtornos alimentares.


SÍNDROME DE STENDHAL
Identificada pela psiquiatra italiana Graziella Magherini na década de 1980, essa condição psicossomática rara afeta os apreciadores de arte que costumam viajar sozinhos pelos grandes polos culturais. Quando visitam centros históricos ou entram em contato com obras de arte, eles manifestam sintomas como vertigem, tontura, sudorese, taquicardia, alucinações (visuais ou auditivas) e confusão mental. Em geral a recuperação é rápida e não carece de cuidados médicos: basta que o paciente repouse em um ambiente tranquilo. 
Episódios que envolvem perturbação menta, contudo, podem exigir acompanhamento psicológico.


SÍNDROME DE JERUSALÉM
Um distúrbio relacionado a uma cidade específica, este afeta os que visitam a Terra Santa, sobretudo os cristãos protestantes, que correspondem a 97% dos casos registrados (cerca de 40 por ano). A causa do problema ainda não foi descoberta e os sintomas são mais preocupantes: trata-se de um surto psicótico que leva o indivíduo a vestir-se e a agir como personagens centrais da religião judaica (como Messias) ou cristã (João Batista e Maria são os mais comuns). Em alguns pacientes, a síndrome se manifesta de maneira diferente.  Eles saem pelas ruas anunciando profecias ou praticam incessantemente rituais de purificação. 
O tratamento é feito por meio de melatonina - medicamento utilizado para combater o efeito e tranquilizantes. Quadros mais severos exigem a intervenção de antipsicóticos.


SÍNDROME DE TOURETTE
Os tiques (piscar os olhos, franzir a testa, balançar a cabeça, entre outros), são muito comuns. Entretanto, quando eles se instalam na infância e persistem por mais de um ano, pode ser um sinal da Síndrome de Tourette. Além disso, as manifestações corporais normalmente são acompanhadas de um tique vocal, que pode ser um fungada, uma repetição de sílabas ou até mesmo de palavrões. Para tratar o problema, são usados fármacos voltados a controlar outras doenças, como anticonvulsivantes, anti-hipertensivos e antipsicóticos - os mais eficazes.


SÍNDROME DE ASPERGER
É como uma forma leve de autismo, os dados referentes à prevalência não são precisos, mas estima-se que é de dois a quatro em 10.000 crianças, com frequência de nove meninos para cada menina. Embora a origem do transtorno seja desconhecida, sabe-se que há a influência da carga genética, já que os riscos de recorrência entre familiares variam entre 2 a 15%. Os sintomas normalmente começam a aparecer antes dos 3 anos e tornam-se mais evidentes na fase escolar. São eles: mudança de comportamento (com crises de agressividade e apego excessivo a rotinas), alterações de linguagem e problemas na comunicação. Diferente de quadros tradicionais de autismo, porém, os portadores de Asperger apresentam inteligência normal e são autônomos. Por conta disso, as pessoas que convivem com ele costumam confundir os sinais da doença com antipatia.


Fiquem atentos aos sintomas.


(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem comigo seus pensamentos, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Um comentário:

  1. Acesse o meu site e conheça duas fotos sobrenaturais e milagrosas que eu divulgo.
    WWW.pastorolavo.com
    http://www.pastorolavo.com
    Deus deu três revelações distintas:
    1ª REVELAÇÃO:
    Tira foto da página branca da Bíblia e saiu a foto do arrebatamento.
    2ª REVELAÇÃO:
    Tirar foto do versículo de 1ªTessalonicenses 4.16-17 e saiu a mesma foto do arrebatamento.
    3ª REVELAÇÃO:
    Comprar filme fotográfico e mandar revelar tal filme ainda virgem e saíram desta vez duas fotos:
    A foto do arrebatamento e a foto da guerra do Armagedom, possuindo cenas futuristas do fim do mundo.

    ResponderExcluir