quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pode ser Mais Grave do que Você Pensa!

AUTOCUIDADO CONSTANTE PERMITE IDENTIFICAR SE SINTOMAS SIMPLES QUE PARECEM CORRIQUEIROS PODEM REPRESENTAR PROBLEMAS QUE MERECEM DETERMINADAS ATENÇÕES.


Uma dorzinha aqui, um estalo nas articulações ali, uma nova mancha na pele acolá... Nosso corpo é uma máquina que não está 100% do tempo em perfeita condições, não é mesmo? Mas mesmo um sintoma mais simples, que muitas vezes é corriqueiro e parece passageiro, pode representar algum problema mais grave. Aliás, quanto mais comum em nosso dia a dia pior!

MÃOS FRIAS
CAUSAS COMUNS: uma das leis da física é a troca de calor do corpo com o meio, o que acontece com nosso sangue também, que é quente. Por isso, nos dias frios, para não esfriar o resto do corpo, o corpo reduz a passagem de sangue nas nossas extremidades, para que menos do líquido se resfrie com essa transferência de temperatura.
MAS PODE SER TAMBÉM: se o sintoma está fora desse contexto, é preciso observar alguns fatores. Se a mão fica branca, pode ser uma isquemia, quando há um problema no sistema circulatório e ele não consegue enviar sangue para as extremidades. São quadros ligados a arteriopatias e doenças reumáticas. Se a mão estiver arroxeada, pode ser uma dificuldade de o sangue venoso retornar ao corpo, acumulando gás carbônico na região.

TOSSE
CAUSAS COMUNS: tossir é uma defesa do nosso organismo, uma forma de expelirmos corpos estranhos, como vírus, bactérias e poeira. Se ela ocorrer de vez em quando, em episódios isolados, não causa preocupação.
MAS PODE SER TAMBÉM: se ela for persistente, está na hora de investigar, o sinal de alerta é quando ela começa a atrapalhar o cotidiano, pode representar desde refluxo gastroesofagite até câncer de pulmão. O tipo de tosse não importa, seja ela carregada ou seca, indica problemas diferentes.

RONCOS
CAUSAS COMUNS: apesar de ser considerado corriqueiro, roncar não é um sintoma comum, e sinaliza que algo está errado com a respiração durante o sono, mas não significa sempre uma doença respiratória.
MAS PODE SER TAMBÉM: o ronco pode trazer problemas se estiver associado à apneia do sono, quando ocorrem pausas da respiração enquanto o indivíduo está dormindo. isso acaba interferindo no repouso fisiológico do corpo e pode agravar ou ocasionar diversas doenças, como problemas do coração.

CÃIBRAS
CAUSAS COMUNS: elas normalmente são relacionadas a exercícios físicos intensos: quando acaba a glicose para produzir a energia, o músculo usa o oxigênio e a reação produz ácido lático. Seu acúmulo gera a cãibra.
MAS PODE SER TAMBÉM: se não estão ligadas à atividades física, podem representar um desequilíbrio de nutrientes importantes no nosso sangue, os chamados eletrólitos, como o potássio. Pode também ser indício de uma obstrução nas artérias, no caso de fumantes, por exemplo.

MANCHAS NA PELE
CAUSAS COMUNS: é normal ter pintas, principalmente as pessoas de pele muito clara, quando elas são pequenas e semelhantes entre si, não significam problemas ou doenças muito graves.
MAS PODE SER TAMBÉM: porém, se uma delas for muito diferente das demais, cuidado. Pintas que aumentam de tamanho ou mudam de cor normalmente indicam um tipo determinado de câncer de pele grave: o melanoma que, se for detectado precocemente, representa menos riscos.

ESTALOS NAS JUNTAS E NA MANDÍBULA
CAUSAS COMUNS: dizem que com o avanço dos anos a pessoa vai ficando crocante, ou seja, fazendo "croc-croc" no corpo todo. Mas, normalmente, o estalar das juntas significa algum movimento mais brusco que realizamos.
MAS PODE SER TAMBÉM: esses estalos podem se relacionar a uma estrutura mal-acomodada, como um tendão que não esteja passando livre, e normalmente não representa uma problema. Agora, se estiver associado a alguma dor, é melhor ir ao médico. Quanto aos "clacs" na mandíbula, são sempre anormais, pois pode sinalizar desgaste ou mesmo um desequilíbrio na função bucal.

SUORES NOTURNOS
CAUSAS COMUNS: se a noite não estiver quente, a suadeira normalmente representa um desequilíbrio hormonal, principalmente nas mulheres. Ela é corriqueira em períodos como: síndrome pré-menstrual, gravidez e nos calores da menopausa.
MAS PODE SER TAMBÉM: fora desse contexto, esse sintoma é preocupante, pois pode estar ligado a infecções agudas, provocadas por vírus e bactérias, que podem aumentar a temperatura do corpo: infecções crônicas como tuberculose e AIDS, linfomas e outros tumores.

ARROTOS
CAUSAS COMUNS: isso indica que você está engolindo muito ar junto com os alimentos. A dica nesses casos, é comer mais devagar e evitar bebidas gaseificadas.
MAS PODE SER TAMBÉM: quando a eructação está associada a outros sintomas ou então ocorre longe das refeições, significa a eliminação de ar estomacal, e pode estar associada a problemas na deglutição ou mesmo a doenças ligadas ao esôfago ou abdome, como inflamações, presença de corpos estranhos ou medicamentos que atuem nessa região.

Fiquem atentos aos sintomas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário