sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sinusite

DOR DE CABEÇA, FEBRE E CONGESTÃO NASAL SÃO OS PRIMEIROS SINAIS DE SINUSITE


Dependendo do seio atingido pela sinusite, a dor muda de localização e intensidade.


O QUE É?
É uma infecção bacteriana na mucosa que reveste os seios perinasais. Esses seios são cavidades situadas junto ao nariz, local em que ocorre o acúmulo de muco que, normalmente, precisa ser claro e escorrer sem complicações. Quando os seios perinasais inflamam, origina-se a sinusite. Pode-se dividi-la em frontal (testa), esfenoidal (osso da base do crânio), maxilar (maças do rosto) e etmoidal (entre o globo ocular e o nariz).

SINTOMAS
Os mais comuns são cefaleia, tosse e coriza. Geralmente a cefaleia pode proporcionar dor na nuca e também na região maxilar. No adulto é comum a aparição de congestão nasal e dor de dente, e na criança, geralmente, a sinusite está associada ao quadro febril. Quando o incômodo chega aos seios frontais ou etmoidais, as dores de cabeça são fortes e incapacitantes. Além disso, é frequente sentir obstrução nasal acompanhada de catarro sanguinolento, febre e mal-estar.

DIAGNÓSTICO
Na maioria das vezes o diagnóstico é feito somente pelo exame clínico do paciente. Apenas quando há alguma dúvida, passa-se para os outros tipos de teste como radiografia, endoscopia nasal ou tomografia computadorizada. É importante que o paciente não confunda sinusite com resfriado, já que a primeira costuma se manifestar após término do resfriado. Quando o resfriado, uma infecção viral, não acaba em até 6 dias, recomenda-se procurar um médico.

TRATAMENTO
O tratamento da sinusite aguda é feito com o uso de antibióticos, no período de 10 a 14 dias, e com medicamentos sintomáticos, como descongestionamento nasal e anti-inflamatório. Isso contribuirá para o alívio das dores e da febre. Dificilmente será necessário a execução de uma cirurgia, que facilitará a ventilação, a drenagem das secreções e o acesso das medicações. Mas, se a sinusite se tornar crônica, ou seja, durar mais de 3 meses, o melhor é recorrer ao uso prolongado de antibióticos para poupar desconfortos.

PREVENÇÃO
É recomendado tratar os casos de rinite alérgica, evitar o tabagismo e cuidar cautelosamente dos resfriados. Para isso é indispensável se hidratar, usar soro fisiológico nasal e descansar. Quando a sinusite for do tipo aguda, não se deve parar o uso de antibiótico no meio do tratamento, já que é normal os sintomas irem embora antes da medicação terminar. Esse ato será a maneira de evitar o surgimento de mais complicações e de uma evolução para a sinusite crônica.

Fique atento aos primeiros sinais, para que se possa achar um meio de se livrar desse desconforto.

Um comentário: