quinta-feira, 2 de maio de 2013

O doce Sabor da Melancia

AS VERDADES E AS MENTIRAS SOBRE A MELANCIA

Ela traz a alegria de todos no verão, principalmente das criançadas e oferece vários benefícios: estimula a vascularização do corpo e garante uma respiração ainda mais eficiente.

Previne o aparecimento do câncer de próstata.
Verdadeiro: O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.

Fortalece o pulmão.
Verdadeiro: A fruta fornece boas doses de vitamina A. O nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia média da fruta para suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada.

Provoca inchaço.
Falso: A melancia é rica em potássio, mineral que participa juntamente com o sódio e o cloro do equilíbrio hídrico do corpo. Por esse motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e ainda regula o pH do sangue por tabela. Outro benefício é que 90% da composição da melancia é água, que estimula os rins a trabalharem melhor e dribla a retenção de líquidos.

Aumenta a libido.
Verdadeiro: A parte branca da fruta é rica em citrulina. Esse aminoácido é convertido em arginina por enzimas, que atua na formação do óxido nítrico. Essa terceira substância relaxa os vasos sanguíneos e estimula a vascularização do corpo inteiro, incluindo os órgãos sexuais.

Combate a anemia.
Verdadeiro: A melancia é fonte de ferro, mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A anemia ocorre quando a falta de ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos, a fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e para atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez,

Não tem contraindicação.
Falso: Algumas pessoas podem desenvolver intolerância à citrulina, um aminoácido presente na melancia. Boa parte dos pacientes com artrite reumatoide são intolerantes a essa substância, assim como aquelas pessoas que sofrem de uma deficiência genética conhecida por citrulinemia.

Fornece energia.
Verdadeiro: Isso porque a melancia é rica em vitamina do complexo B, principalmente a B5. Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.

Abraços.

Um comentário: