sábado, 13 de abril de 2013

Dor nas Costas

QUAL A MELHOR E A PIOR FORMA DE SE TRATAR A DOR NAS COSTAS

A dor geralmente rouba horas do nosso sono, prejudica nossa relação afetiva, profissional, tornando a vida de quem sofre dessas dores insuportáveis, mas é possível retomar o controle da própria vida aprendendo a gerenciá-la.

DOR AGUDA:
O tipo mais comum é a lombalgia aguda, que é aquela dor que aparece no final das costas em formas de pontada, geralmente sua origem é músculo-esquelética, causada por tensão e má-postura. O tratamento nesse caso envolve anti-inflamatórios, RPG e repouso, para que a dor vá embora em alguns dias. Há também as dores provocadas por desvio na coluna ( como cifose e lordose), e pelo deslocamento nos discos de cartilagem (hérnia de disco), nesse caso o tratamento pode envolver cirurgia.

DOR CRÔNICA:
É necessário atenção para tentar diagnosticar essas dores o quanto antes, para não cronificar de vez. Nesse caso essa dor se torna independente no Sistema nervoso Central, gerando uma espécie de memória. Por exemplo, alguns pacientes que passaram por cirurgia na coluna pode apresentar dores crônicas após o período de recuperação. Pode ainda ser causada pela degeneração das articulações por desgaste (artrose) ou de origem autoimune (artrite reumatoide), fibromialgia (síndrome autoimune caracterizada por dores difusas), ser sequela de câncer ou ter causa específica.

TRATAMENTOS:
O tratamento da dor crônica envolve a combinação de fármacos, como opoides, analgésicos anti-inflamatórios e antidepressivos. Mesmo parecendo estranho, os antidepressivos são uma poderosa arma contra a dor, porque melhora a qualidade do sono e a disposição dos pacientes. Na fibromialgia, por exemplo, os anti-inflamatórios não são eficientes, já que não inflamação.


GERENCIANDO A DOR EM CASA:


EXERCITE-SE: ALONGAMENTO PARAVERTEBRAL DORSAL
"Deitado de barriga para cima, dobre as duas pernas e abrace os joelhos contra o peito. Permaneça nesta posição por 20 segundos, repetindo 3 vezes ao longo do dia".

TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO:
" Respirar profundamente pelo nariz e espirar pela boca oferta oxigênio para os tecidos, diminui a ansiedade e pode ajudar a amenizar o impacto da dor ".

COMO MAIS BANANA:
" A serotonina é um neurotransmissor vinculado à sensação de bem-estar. Quando ele se encontra baixo, há um aumento da sensibilidade à dor, é também fundamental para a saúde do sono. Alimentos como banana, amêndoas e nozes possuem  triptofano, aminoácido precursor da serotonina, a banana consegue equilibrar as taxas desse neurotransmissor. Importante lembrar que no final da tarde acontece uma queda da serotonina é nesse momento que esses alimentos são importantes.


NO CONSULTÓRIO:


QUIROPRAXIA:
O quiro praxista manipula vértebras e articulações com as mãos para prevenir e tratar alterações na coluna. " A quiropraxia devolve a mobilidade da articulação, diminui a pressão sobre ela e automaticamente a dor, a inflamação e a tensão dos músculos adjacentes". São necessárias de uma a duas sessões por semana para ter uma melhora nos sintomas.

HIDRODISCECTOMIA:
Esse procedimento é minimamente invasivo, realizado sem anestesia e que não provoca lesões, ele evita que a dor provocada pela hérnia de disco vire crônica.



O QUE NÃO PODE FAZER:
  • Evite dobrar a coluna ao pegar algum objeto no chão, o correto é flexionar apenas os joelhos. É proibido passar horas sentado à frente do computador, isso alonga em excesso os tecidos posteriores, empurrando o disco intervertebral  para trás.
  • Uma dieta rica em fritura, carboidratos refinados, doces e alimentos processados pode aumentar a inflamação do organismo, podendo piorar o quadro que já tem dor.
  • Evite saltos acima de 5 cm. Eles promovem o encurtamento do músculo posterior da perna e acentuam a lordose.
  • Evite carregar peso equivalente a 10% do corpo.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário