quinta-feira, 11 de julho de 2013

As Doenças Do Futuro

8 DIFERENTES ESPECIALIDADES DESCOBRIRAM AS PATOLOGIAS DE MAIOR PREVALÊNCIA EM 2020


Você já pensou qual deverá ser a doença mais incidente no futuro?

Ao contrário do que se possa imaginar, não deverá surgir, nos próximos 10 anos, nenhuma patologia nova ou desconhecida. Pelo contrário, segundo a estimativa dos médicos, o estilo de vida pouco (ou nada!) saudável das grandes cidades, que estimula o consumo de alimentos fast-food e desencoraja a prática de atividades físicas, tende a multiplicar o número de casos de doenças bastante conhecidas da população.

Comece a se prevenir desde já!


AIDS
Em 1981 a Aids é descrita pela primeira vez. Já no ano seguinte, são confirmados os primeiros casos no Brasil. O número de pacientes contaminados pelo vírus do HIV, que infecta e destrói os linfócitos (células responsáveis pela defesa do organismo), chega a 35 milhões no mundo. Infelizmente, os problemas de hoje ainda não estarão solucionados em 2020. E o HIV é um deles. A Aids continua a ser uma doença incurável, mas a administração de remédios, como o AZT, dificulta a multiplicação do vírus, preserva as células do sistema imunológico, adia o início dos sintomas e, principalmente, aumenta a sobrevida dos pacientes.

ARTROSE
Artrose é daquelas doenças que não podem ser erradicadas. A artrose é um processo degenerativo natural, que vem com a idade. O que pode ser feito é controlá-la. Para tanto devemos diminuir a dor e melhorar a função articular. A artrose inicia-se, em geral, a partir do 40 ou 45 anos. Mas há também, outros fatores de risco, além de envelhecimento. O sobrepeso e o sedentarismo são os mais preocupantes.

ASMA
Doença inflamatória crônica, a asma é um mal que, segunda a Organização Mundial de Saúde, já atinge 150 milhões de pessoas em todo o mundo. E este número só tende a crescer, a população das grandes cidades respira um ar altamente poluído e, infelizmente, não há qualquer perspectiva de melhora nesse sentido. Ao contrário de outras doenças, não há como fugir da asma. Mas pode-se mantê-la sob controle com o uso contínuo dos broncodilatadores.

CÂNCER
Nenhuma outra doença é mais temida do que o câncer. E com razão. Por ano, ela mata 8 milhões de pessoas em todo o mundo, o que representa 13% do total de óbitos. Existem mais de 100 tipos de câncer, sendo 90% curáveis, desde que diagnosticados e tratados precocemente. A expectativa é que, até 2020, o número de casos no Brasil deva subir. Afinal a população brasileira está envelhecendo e o câncer é uma doença atrelada ao envelhecimento. Entre as mulheres, o câncer de mama continua a liderar o ranking. Já entre os homens, o de próstata deve superar o de pulmão, pela redução do tabagismo.

DEPRESSÃO
Ela já compromete o estado físico e emocional de 121 milhões de pessoas e promete ser a doença psiquiátrica de maior prevalência em 2020. Segundo especialistas, fatores genéticos, psicossociais e neuroquímicos contribuem para desencadear o quadro. Mas eventos estressantes, como a morte de parentes, também pode causar depressão. A depressão tem no estresse um de seus principais gatilhos. Hoje o tratamento inclui psicoterapia e remédios antidepressivos, a melhora ocorre em 70% dos pacientes.

ESTEATOSE HEPÁTICA
Das doenças que deverão tirar o sono da humanidade no futuro a menos conhecida é a esteatose hepática. Trata-se de acúmulo anormal de gordura no fígado. O mundo enfrenta uma verdadeira epidemia de obesidade decorrente de hábitos alimentares equivocados e altas taxas de sedentarismo. Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Se não for tratada a tempo, a esteatose hepática pode evoluir para cirrose hepática.

DOENÇA DE ALZHEIMER
Primeiro, a pessoa sofre de perda de memória. Depois passa a sentir dificuldade para realizar tarefas banais do dia a dia. Por fim, tende a não reconhecer nem mesmo parentes e amigos mais chegados. Doença que cresce com o aumento da estimativa de vida da população, o Alzheimer atinge com mais frequência quem já passou do 60 anos. Ainda não há consenso sobre suas causas, mas já se sabe que há fatores hormonais e genéticos envolvidos. Evitar o estresse, não fumar, beber moderadamente, dormir bem e manter o peso sob controle são medidas preventivas.

OBESIDADE
São vários os riscos que a obesidade pode trazer à saúde, os principais estão relacionados a infarto, diabetes e hipertensão. De acordo com a estimativa da SBEM, 15% dos brasileiros são obesos. Devemos começar a enxergar o paciente obeso como portador de uma doença crônica e não como alguém sem força de vontade.


Abraços


(Grupo de discussão: Deixem seus comentários, idéias e pensamentos, juntos podemos aprender cada vez mais.)


Um comentário:

  1. Muito boa a matéria e de todas a que eu acho que estará cada dia mais evidente e a depressão,com este corre corre, o estresse, tudo contribui, mas que Deus nos livre, muito bom parabéns, forte abraço.

    ResponderExcluir