segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ração Humana

DIVERSOS NUTRIENTES ESSENCIAIS AO ORGANISMO REUNIDOS EM UM ÚNICO ALIMENTO, A PODEROSA RAÇÃO HUMANA

A famosa receita de cereais e outros ingredientes é uma excelente opção a ser inserida na alimentação diária. Nutricionistas indicam que a combinação é tiro e queda para garantir um organismo funcionando em equilíbrio, desde que aliada a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis.

INGREDIENTES DA RAÇÃO HUMANA


FARELO DE TRIGO: Intestino em ordem.
EXTRATO DE SOJA: Menopausa sem fogachos.
LINHAÇA: Mama protegida.
FARELO DE AVEIA: Rico em fibras.
GERGELIM: Abaixa o colesterol.
LEVEDO DE CERVEJA: Cheio de aminoácidos.
PÓ DE GUARANÁ E CACAU: Ligados na saúde.
AÇÚCAR MASCAVO: Mais nutritivo que o comum.


12 VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A RAÇÃO HUMANA

1- Como consumir a ração humana?
A mistura pode ser agregada a outros alimentos, como leite, sucos ou frutas. O consumo pode ser diário, de preferência no café da manhã ou no lanche da tarde. Recomenda a ingestão de 40 gramas por dia, o equivalente a duas colheres (sopa).

2- O consumo em excesso pode ser prejudicial ao organismo?
Sim. Como a receita é altamente rica em fibras, é preciso tomar muita água para não ter outras complicações, como irritação da mucosa intestinal. A ração também possui grande quantidade de carboidratos e calorias. Por isso, se consumida em doses exageradas e sem a prática de hábitos saudáveis, pode ser inimiga de quem pretende reduzir ou manter o peso.

3- A ração humana possui nutrientes em quantidades ideais para um dia?
Não, sozinha a mistura não é suficiente e precisa estar aliada a uma dieta balanceada. O que ela possui são nutrientes que não absorvermos no consumo diário. Por isso, deve servir para repor o que perdermos ou não consumimos direito.

4- A ração humana pode engordar?
Sim. Na verdade, ela ajuda a controlar o peso, aumentando a massa magra e reduzindo a quantidade de gorduras e água em excesso. No entanto sozinha, não faz milagre. De nada vai adiantar consumi-la se o indivíduo for sedentário e tiver uma má alimentação, abusando de doces e alimentos gordurosos.

5- Ingredientes triturados oxidam mais rápido?
Sim. Grãos e vegetais moídos se oxidam mais rapidamente. Ao serem ingeridos, podem ser transformados em radicais livres, que atuam no envelhecimento precoce e aumentam os riscos de doenças degenerativas, como câncer, é por isso que a ração humana precisa estar sempre bem embalada e, de preferência, ao abrigo da luz.

6- Quais as recomendações de higiene para a ração humana caseira?
O bom armazenamento é fundamental. Ela deve ser conservada em geladeira por no máximo dez dias, guardadas em potes limpos, secos, sempre bem tampados e de preferência não transparentes.

7- É verdade que ela pode piorar o quadro de hipertensão?
Sim. Para as pessoas hipertensas, o recomendado é retirar o guaraná da ração, por possuir uma grande quantidade de sódio, que pode agravar o quadro da doença. Indivíduos ansiosos também devem tomar cuidado com a cafeína, presente nesse ingrediente.

8- Pode haver uma competição dos nutrientes ração humana e, por consequência, alguns serem anulados?
As fibras são responsáveis pela liberação de ácido fítico no organismo. Essa substância forma sais insolúveis ao ser combinada com cálcio, zinco, manganês, ferro ou cobre. O resultado pode ser a diminuição da absorção desses minerais, mas dificilmente haverá uma anulação total.

9- Como funciona a ração humana para diabéticos e gestantes?
Diabéticos se beneficiam, já que a ração é uma excelente fonte de fibras, que diminuem a absorção de carboidratos, reduzindo a taxa de açúcar no sangue. Entretanto, cuidado com o açúcar mascavo que pode causar o efeito contrário. Pessoas com arritmia cardíaca e gestantes também devem tomar cuidado com o excesso de guaraná em pó, que contém cafeína.

10- Pode-se substituir uma refeição pela ração humana?
Não. A ração humana não é uma fórmula mágica e deve servir sempre como complemento. 

11- Seu efeito pode ser potencializado caso seja consumida com outros alimentos?
Pode e deve. Para se alcançar os efeitos desejáveis, há a necessidade de incluir outros hábitos alimentares saudáveis, como o consumo regular de frutas e verduras.

12- Quais os cuidados ao comprar ração humana já pronta?
Além de verificar se está bem armazenada, é preciso conferir a quantidade de sódio. Em excesso ele retém líquido, prejudicando principalmente hipertensos. Por isso, a melhor escolha são as receitas sem adição de sal (sódio).
 


Abraços.


(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem comigo seus pensamento, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário