domingo, 9 de junho de 2013

O poder da Soneca

A POPULAR SONECA AJUDA A BAIXAR PRESSÃO, REDUZ O ESTRESSE E AINDA MELHORA AS FUNÇÕES COGNITIVAS E MOTORA


Sabe o que personalidades importantes, influentes e brilhantes tinham em comum?
A resposta é fácil: o hábito de tirar cochilo rápido durante algum momento do dia. A prática aliás coleciona benefícios e é sugerida não somente para políticos e cientistas.

O sono é um processo ativo onde há reparações no organismo, bem como a produção de de hormônios. Assim, o cochilo pode ser uma saída para compensar o sono incompleto.

CUCA FRESCA
O primeiro e grande beneficiado com a popular soneca é o cérebro. Segundo estudos, mostraram que 1 hora de cochilo é capaz de restaurar o órgão e melhorar sua capacidade de funcionamento. O sono ajuda a apagar do cérebro a memória de curto prazo e a abrir espaço para novas informações, como um computador, que depois de limpo, passa a funcionar de forma mais eficiente.

APRENDIZADO COMPLETO
A soneca melhora a memorização e a execução dos exercícios, é durante o sono que gravamos o que aprendemos ao longo do dia, mas isso ocorre no sono profundo, dos sonhos, que geralmente acontece à noite.

RECUPERAÇÃO PÓS-ESTRESSE
Os benefícios da soneca, não ficam restritos às funções cognitiva e motora. Há evidências concretas de que sua ação reparadora também atinge o sistema cardiovascular.

DISPOSIÇÃO MUSCULAR
Ao reduzir o estresse, o sono fora de hora também pode garantir benefícios musculares, graças a redução de um hormônio chamado cortisol, que é produzido pelas glândulas suprarrenais e está envolvida diretamente na resposta às situações de estresse.

PESO IDEAL
Seria a soneca também benéfica para a prevenção à obesidade? Tudo indica que sim, isso porque com a prática da soneca, há a alteração de dois hormônios relacionados à fome e à saciedade: a grelina e a leptina. Quem dorme pouco durante a noite tende a ter um desequilíbrio nestes dois hormônios, por isso, costuma sentir mais fome no decorrer do dia.

QUESTÃO DE EMPATIA
Uma linha sutil também interliga o descanso promovido pela soneca à capacidade de reconhecer emoções humanas, sonecas de 90 minutos que atingiram o chamado sono REM- aquele profundo, em que os olhos se movem rapidamente, ampliaram o reconhecimento de emoções positivas. Já pessoas que não tiraram um cochilo durante o dia apresentaram uma reação amplificada para raiva e medo.

COCHILO DO BEM
O melhor período do dia para tirar uma soneca e dar aquela descansada é entre 12h e 14h, um princípio inverso ocorre das 18h às 20h. Esse cochilo no final da tarde atrapalha o sono da noite. Também é contraindicado cochilar entre as 10h ao meio dia. A soneca deve durar 30 minutos, isso porque o sono permanece no estágio 1 e 2  e não entra no estágio 4 que é o do sono profundo.

PARA UMA BOA SONECA....

Procure um lugar tranquilo: barulho de carros, cachorros latindo ou mesmo televisão alta podem impedi-lo de relaxar o suficiente para pegar no sono.

No escurinho: Fisiologicamente, somos induzidos ao sono na presença do escuro, isso acontece porque o hormônio melatonina, que influencia na regularização do sono, é produzida ao final do dia, quando o sol se põe.

Programe o despertador: Se você não quiser correr risco de dormir além da conta e passar o dia cansado, regule o alarme do despertador para tocar em 30 minutos.

Agasalhe-se: A tendência é a temperatura do corpo cair enquanto dormirmos. Sendo assim, tenha uma blusa sempre em mãos.


O sono noturno é o mais reparador. Nada adianta ganhar algumas horas à tarde e perder os benefícios da noite.

Abraços.





(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem comigo seus pensamentos, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

Um comentário:

  1. Olá! Gostei muito do seu blog e estou seguindo,
    vou passar para vc o meu link:
    http://gospelcards.blogspot.com.br/
    Bjs...

    ResponderExcluir