quinta-feira, 20 de junho de 2013

Calêndula

UTILIZADA EM PREPAROS FITOTERÁPICOS, COSMÉTICOS E NA CULINÁRIA, A ERVA É INDICADA CONTRA INFECÇÕES, QUEIMADURAS E REUMATISMO


emagrecer é vitória


Nomes populares: malmequer, margarida dourada, maravilha, maravilha-dos-jardins, malmequer dos jardins, bem-me-quer, malmequer-amarelo, flor de cemitério, erva do sol, flor todo ano, noivinha do sol e verrucária.

Nome científico: Calendula officinalis L.

Propriedades medicinais: tem ação analgésica, antiúlcera gástrica, antiespasmódica, diurética, cicatrizante, antisséptica, sudorífica, calicida, anti-inflamatória, antiviral, antiemética, vasodilatadora, tonificante da pele, emoliente, suavizante, adstringente, antifúngica, antialergênica, depurativa, emenagoga, bactericida, sedativa e imunomoduladora. O extrato da flor protege a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, retardando o envelhecimento da pele. Na frança, foi relatado que o extrato possui atividade antitumoral.

Contraindicação: a erva tem baixa toxidade. A ingestão em doses elevadas, no entanto, pode provocar náusea e depressão. Quando fresca, a planta promove dermatite de contato em pessoas com hipersensibilidade. As formas concentradas (tintura, extrato glicólico e alcoólico ou chás de infusão) são contraindicadas durante a lactação e, principalmente, na gravidez, por possuir ação emenagoga, que estimula a menstruação, podendo ser abortivo.

Pode ser encontrada: seca, pronta para uso caseiro em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, ou industrializada, como cosméticos, tinturas e extratos. Deve-se tomar cuidado com a procedência do produto, certificação, prazo de validade e aparência da erva, que não deve estar fungada e esbranquiçada.

COMO USAR:
  • Feridas, úlceras, acnes: 2 colheres de (sopa) de flores em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias. Coe em um pano. Para o uso interno, tome 1 colher (chá) diluída em um pouco de água, 2 vezes ao dia. Para uso externo, aplicações locais, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes por dia, com a tinta diluída em igual quantidade de água.
  • Entupimento do canal lacrimal: 1 colher (sopa) de flores em xícara (chá) de água fervente. Abafe por 15 minutos, coe e espere esfriar. Faça aplicações nos olhos (fechados), com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.
  • Reumatismo e dores musculares: amasse em um pilão, 2 colheres (sopa) de folhas frescas até adquirir uma consistência pastosa. Espalhe em um pano ou gaze, aplique no local afetado e cubra com um pano. Deve ser aplicada 2 vezes ao dia, durante 15 minutos, ou deixe agir a noite toda.
  • Queimaduras (sol, fogo, ácido): faça compressas com a tintura de calêndula sobre uma gaze, deixando de 20 a 30 minutos. Dependendo da queimadura, aplique 2 a 3 vezes ao dia.

Abraços.



(Grupo de discussão: Deixe seus comentários, compartilhem seus pensamentos, idéias e experiências, juntos podemos aprender cada vez mais.)

2 comentários:

  1. são ótimos as dicas.
    parabéns pelo blog,tem um conteúdo bem interessante.
    sucesso!
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego, obrigada pela visita e pelo carinho, seja bem vindo.

    Abraços

    ResponderExcluir