sábado, 18 de maio de 2013

Os Benefícios da Ioga

O QUE A IOGA FAZ POR VOCÊ?

Posturas, técnicas respiratórias, meditação ou relaxamento são as estratégias da prática que se encontra entre as dez terapias mais utilizadas em todo mundo.

Hoje, a ioga é considerada uma terapia considerada uma terapia complementar do tipo mente/corpo e combina posturas, técnicas respiratórias, meditação ou relaxamento. A finalidade é promover equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual.
A ioga é tão popular porque atende às demandas do homem moderno, cujo estilo de vida esgota o sistema nervoso especialmente o simpático.

Todos vivem em estado de agitação permanente e não há tempo para o reequilíbrio, essa prática é a oportunidade de juntar o esforço (esgotado ou não) com o não esforço (relaxamento e tonicidade). O resultado é o rejuvenescimento e o equilíbrio.

COMO FUNCIONA?

A ioga proporciona o controle do estresse e a maior consciência física e mental. Assim como a mente influencia o corpo, o corpo influencia a mente. A primeira condição da ioga é permitir o praticante conhecer seu estado de saúde. A partir daí cada um evoluirá para a boa saúde, ou a manterá.
O ponto mais importante é o fortalecimento da imunidade, e é aí que a ioga é rainha.

A proposta de saúde da ioga parte do corpo, que é estimulado por meio de exercícios de alongamento, onde se permanece numa posição de relaxamento de esforço por período determinado de tempo, alcançando o aprimoramento físico, inicia-se o trabalho respiratório, mais importante via de ligação com as emoções. É assim que é possível atingir um estado calmo de mente: interferência na postura, tônus muscular e padrão respiratório. O próximo passo é a meditação.

TRACE SEU CAMINHO PARA A MEDITAÇÃO

A ioga pode levar a um determinado estado mental que todos podem atingir.
Os textos mais tradicionais descreve, essa capacidade meditativa como condição natural de atenção plena, que se resume em se manter onde se está, focando a mente naquilo que se faz.

5 MOTIVOS PARA PRATICAR IOGA


1- Existem várias escolar que combinam os seguintes princípios: yama (comportamento moral), niyama (hábitos saudáveis), asana (posturas físicas), pranayama (exercícios respiratórios), pratyahara (sensação de desligamento), dharana (concentração), dhyana (contemplação) e samadhi (consciência elevada). Você pode experimentar até encontrar aquela que ofereça bem-estar.

2- Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH), mais de 13 milhões de pessoas praticaram ioga em 2006. No período entre 2002 e 2007, a busca por ela teve um aumento de 1%, inclusive entre crianças, que somam 1,5 milhão de praticantes.

3- Qualquer pessoa pode fazer ioga, e quanto mais cedo começar, melhor. Mas há um pré-requisito para o qual os especialistas chamam a atenção: disciplina. Mesmo que não seja possível fazê-lo por uma hora diariamente, dedicar-se a ela por 15 minutos todos os dias é melhor do que 1 hora duas vezes por semana.

4- De acordo com o desempenho do praticante, os primeiros resultados se observam no corpo: diminuição de dores nas costas; melhora da postura; melhora do sono; melhor irritação e tolerância.

5- Postura, relaxamento e um estado meditativo são fatores que não possuem contraindicações na prática segura da ioga.


OS CIENTISTAS GARANTEM

A prática regular aumenta a sensação de bem-estar, combate o estresse, reduz a pressão arterial e sanguínea, melhora a capacidade respiratória, relaxa músculos, auxilia no controle da ansiedade, depressão e insônia, além de aprimorar a flexibilidade e força físicas, bem como os níveis da química cerebral e sanguínea.

A ioga pode levar a um determinado estado mental que todos podem atingir.
A tradição fala dessa capacidade meditativa como condição natural de atenção plena, que se resume em se manter onde se está, focando a mente naquilo que se faz.

Vale ressaltar que a ioga é um ótimo exercício para o emagrecimento de seu corpo, a prática dela tem também como consequência a perda de peso.

Mais dicas para melhorar seu corpo, perder peso e
emagrecer... clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário