terça-feira, 14 de maio de 2013

Alimentos Disfarçados de LIGHT

AS EMBALAGENS GARANTEM PERDA DE QUILOS. MAS SERÁ QUE ESSES PRODUTOS DIZEM A VERDADE?

Começou a dieta! Hora de correr para o supermercado e encher o carrinho de mantimentos que asseguram milagres para seu corpo. A aparência e as promessas dessas delícias permitidas nem sempre são confiáveis. Preste atenção no rótulo e não se deixe enganar por guloseimas disfarçadas de alimentos saudáveis!

Na hora de elaborar o cardápio novo é essencial entender o diferencial de tais produtos. Eles são produzidos com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao tradicional ou de determinados ingredientes como gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol e sódio. No caso de barrinha de cereal, que é vista como uma ótima opção saudável, muitas apresentam gordura saturada em alta quantidade.

A IMPORTÂNCIA DO RÓTULO

Somente 100 kcal por pacote! Zero gordura trans! Mais levinho e saboroso! Você pode simplesmente aceitar essas frases como verdades absolutas, mas o mais sensato é compreender o rótulo dos produtos industrializados e utilizá-lo a seu favor. Não deixe de procurar o número de calorias, carboidratos, gordura e sal.

Frutas, leite e iogurte desnatado, pão com peito de peru, tudo isso pode fazer parte da dieta. Não que os light sejam opções ruins, mas é sempre recomendável que se tomem algumas precauções antes de comprá-los.

COMO ESSES ALIMENTOS ENGANAM

Eles usam as cores e as palavras certas. Anunciam um abdome perfeito, a diminuição de celulite e o fim das gorduras localizadas. São fatores que convencem e buscam atingir a parte mais fraca do consumidor: o desejo de um corpo em forma.

O fato de ser atraído por pacotes coloridos ou produtos que são exatamente aquilo que parecia proibido dentro de um regime, como os tentadores doces, é normal e explicável.

TROQUE OS VILÕES POR ALGO MELHOR!

Alguns alimentos light não são indicados, pois possuem ingredientes como gordura e sódio acima dos valores diários recomendados. Nesse caso o certo seria 1,3 g de gordura e abaixo de 7% do valor calórico total para o sódio.
  • Tortinha doce light de morango = salada de frutas
  • Pipoca de micro-ondas light = pipoca de milho natural
  • Cookies light = frutas secas e desidratadas
  • Refrigerantes e sucos light = suco natural ou água de coco
  • Batatas light = um saco de batatas em lâminas assadas
  • Gelatina light = gelatina incolor batida com alguma fruta
  • Sorvete light = picolé de fruta
  • Bolo light = bolo de cenoura caseiro sem calda de chocolate
  • Geleia light = geleia sem adoçante feita com suco de frutas

O consumidor nem sempre busca detalhes sobre o produto e utiliza o light como válvula de escape para comer exageradamente.

Um comentário:

  1. Sempre que faço dieta, minhas comidas se baseiam em frutas e verduras, nao sou muito de coisas light pq sei q a maioria é tudo enganação, como vc disse, eles tiram calorias e colocam gorduras.

    http://prioridadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir