segunda-feira, 8 de abril de 2013

A era do Chocolate

O QUE OBSERVAR QUANDO FOR COMPRAR UM CHOCOLATE:

  • Prefira os que têm entre 50% e 80% de cacau.
  • Se forem escolher os que tem confeitos, apenas lembre-se que aumentam as calorias e não acrescentam valores nutricionais.
  • Segundo nutricionistas os que contem castanhas são ótimos para a proteção do coração quanto ao valor nutricional, pois são fontes de gorduras puras.
  • Comprem aqueles que vendem individualmente, pois assim fica mais fácil controlar a quantidade consumida.
  • Prestem atenção no rótulo para verificar se há presença de gordura trans ou gordura hidrogenada, se tiver esses ingredientes, escolham outro tipo de chocolate.

O chocolate não só beneficia o coração como também é uma boa arma contra o estresse e a ansiedade, as mulheres sabem disso principalmente na época da TPM. Foi confirmado segundo estudos nos Estados Unidos, que 40 gramas de chocolate amargo consumido por dia durante duas semanas, reduzem os níveis de hormônio do estresse na circulação sanguínea. Além disso, é uma fonte importante de potássio e magnésio, minerais envolvidos principalmente na força muscular.

Do que é feito o chocolate?

O chocolate é um produto que contém, no mínimo 25% de sólidos totais de cacau, as matérias primas para sua produção são o liquor, (que é obtido através da massa de cacau), a manteiga de cacau e o açúcar, podendo ou não, ser adicionado lecitina de soja, aromatizantes, leite (em pó integral ou desnatado).

Tipos disponíveis de chocolates:


AMARGO: É composto principalmente de cacau e pouca quantidade de manteiga, açúcar e leite. O teor de cacau fica entre 50% a 70 %. ( são os mais indicados)

MEIO AMARGO: Possuem as mesmas características do amargo, porém com uma taxa menor de cacau entre 40% a 50%.

DIETÉTICO: Contém uma variedade quantidade de cacau, mas uma redução na quantidade de açúcar, não é menos calórico, porque contém um teor maior de gordura.

AO LEITE: Composto por liquor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. A quantidade de cacau é bem menor, chegando abaixo de 40%, não traz vantagem nenhuma para o coração, mas tem cálcio em sua composição.

DE SOJA: Contém uma variedade quantidade de cacau, porém é 100% vegetal, feito com extrato do soja, sem lactose, glúten e colesterol. Ele é indicado para quem tem tolerância à lactose.


BRANCO: Mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Tem zero de semente de cacau, portanto zero de flavonoides.



Procurem sempre pelo melhor.
Abraços.

4 comentários:

  1. Para uma chocólatra como como eu, essa informação é essencial, boa matéria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sandra. Eu também amo chocolate, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Chocolate é um trem tão gostoso que eu nem noto o que tem dentro.

    Eu não conhecia sua variedade.

    Belo texto.

    ABS

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo conteúdo do seu post; ótima matéria informação é tudo! Vou guardar esse link com muito carinho para compartilhar.
    Aos Chocólatras de plantão se tiverem interesse conheçam o delicioso Shake de Chocolate Cremoso!
    Saibam tudinho aqui www.herbaprodutos.com.br
    Uma ótima quarta-feira a todos!

    ResponderExcluir